Sobre o projeto

20/03/2025

Sobre o projeto: uma proposta ambiciosa

O projeto temático “Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para a Qualidade-Equidade na Educação Básica” (InCEPTE) tem como foco investigar e propor ações que favoreçam a interdisciplinaridade e a integração dos conhecimento no currículo da Educação Básica. Para isso, colabora com diferentes cursos de licenciatura, desenvolvendo, implementando e avaliando componentes curriculares inéditas propostas aos estudantes da graduação e pós-graduação. Em paralelo, cursos concentrados em diferentes momentos do ano permitem a inclusão dos professores em exercício da educação básica no grupo a quem as ações se destinam. Todas as iniciativas são desenvolvidas a partir dos resultados do trabalho dos grupos de pesquisa que compõe o projeto. Depois de implementadas, cada uma das ações formativas torna-se uma fonte de dados para novas pesquisas que influenciarão as ações porvir. Esse ciclo virtuoso pesquisa – produto – oferta – pesquisa é o motor do projeto InCEPTE.

Uma estrutura abrangente

As origens do projeto temático

O contexto onde surge o projeto temático InCEPTE é o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) e a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. Criada em 2019 com o objetivo de identificar medidas que subsidiem políticas para o aprimoramento da educação básica brasileira, a Cátedra baseia-se na análise de experiências inovadoras e de ações relacionadas à formação e o desenvolvimento profissional dos professores para cumprir sua missão. Assim, tendo em vista as preocupações contemporâneas e as pressões por elas exercidas sobre o currículo escolar, bem como a demanda crescente para que se compreenda e implemente a interdisciplinaridade como princípio, surgiu o desejo de criar, dentro da Universidade de São Paulo, um curso experimental de licenciatura interdisciplinar em Ciências. O projeto recebeu apoio do Ministério da Educação através do edital 35/21 e foi desenvolvido em parceria com instituições de ensino experientes na implementação e gestão de cursos de graduação com propostas semelhantes (como a UFABC e a UniSantos). Surge assim o Programa Licenciatura Interdisciplinar em Ciências (PLIC), cujo caráter experimental, exigiu a criação concomitante de um sistema de acompanhamento e avaliação longo, amplo e robusto. Surge assim o projeto temático FAPESP “Estudo de implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica”. Posteriormente, a proposta foi reconfigurada e transformada em um conjunto de ações formativas que tem como objetivo complementar o trabalho realizado pelos diferentes cursos de licenciatura das instituições participantes, oferecendo aos alunos a oportunidade de vivenciar e discutir a interdiciplinaridade, a integração dos conhecimentos e as estratégias pedagógicas que os acompanham.

InCEPTE: quatro dimensões essenciais e interconectadas

O nome InCEPTE: Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógica, Tecnologias Emergentes surge posteriormente para facilitar a comunicação com o amplo conjunto de parceiros envolvidos nas ações implementadas pelo projeto. O acrônimo busca ainda fortalecer a essência do trabalho desenvolvido e suas  quatro dimensões: conceitual, curricular, pedagógica e tecnológica. Para atendê-las, as ações do projeto visam registrar o desenho, a prototipagem e a  implementação das propostas, levantando dados para subsidiar a avaliação da eficácia, da efetividade e o impacto (de curto prazo) que representam. O mosaico colorido e irregular presente na imagem que representa o projeto, evoca as distintas naturezas dos atores reunidos, onde a identidade de cada um é preservada e valorizada para formar um todo integrado, complexo e poderoso.