Linha 1
Fundamentos teóricos e avaliação da implementação de componentes curriculares inovadores em licenciaturas da USP
Coordenadora: Profa. Dra. Cristina Leite
Integradora por natureza, focada em aspectos macroscópicos do processo formativo, a linha 1 atua na elaboração de uma fundamentação teórica que permita compreender a concepção, a implementação e a avaliação de componentes curriculares inovadores, comprometidos com a interdisciplinaridade e a integração do conhecimento. Não se trata de uma fundamentação teórica estática, da busca descritiva por um “estado da arte”, os pesquisadores desta linha atuam na criação de uma estrutura reflexiva dinâmica, baseada em ações implementadas para este fim: nos dados obtidos em estudos exploratórios que ocorrem em cursos e disciplinas realizados em licenciaturas da Universidade de São Paulo e nas análises que deles decorrem. A equipe investe ainda no desenvolvimento de materiais e experiências de aprendizagem, na identificação e adaptação de metodologias inovadoras e na busca por temáticas alinhadas com as demandas do contex
to atual, interdisciplinares por natureza (tais como os riscos civilizatórios discutidos pela linha 6).Conceber, implementar e avaliar ações de formação como cursos e disciplinas comprometidos com a interdisciplinaridade e a integrabilidade do conhecimento, desenvolver materiais e experiências de aprendizagem que oportunizem esse objetivo, adaptar metodologias e identificar temáticas comprometidas com o contexto atual que demandam a utilização de abordagens inovadoras. Essas são algumas das ações que caracterizam a pesquisa desenvolvida na linha 1 que visa contribuir com a inserção de novas componentes curriculares nos cursos de licenciatura.
Pesquisadoras associadas:
- Profa. Dra. Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi (FFLCH /USP)
- Adriana Dickman (PUC/MG)
- Carmen Prado (IF / USP)
- Maria Antonia (UNESP)
- Geraldine Chadwik (Pós-doutoranda)
O conhecimento acumulado em cada uma destas dimensões contribui para a estruturação de módulos formativos, a exemplo do curso Cosmos, oferecido para licenciandos das Ciências da Natureza no segundo semestre de 2024. Desde a seleção das temáticas a serem abordadas até a metodologia mais adequada no tratamento de cada uma delas, do planejamento à realização e avaliação, todos os aspectos são partes de um processo cíclico e retroalimentado onde cada etapa baseia-se no aprendizado da anterior e alimenta as discussões sobre os próximos passos do processo. Desta forma, busca-se alcançar a fundamentação epistemológica e metodológica da integração curricular e suas dimensões inter e transdisciplinares, a transversalidade, a pluriepistemicidade, a etnodiversidade e as decolonialidades.
Assim, as pesquisas da linha 1 representam uma referência para o projeto temático, uma vez que suas pesquisas integram elementos representativos estudados separadamente nas demais linhas (por exemplo o currículo da linha 5, as metodologias de aprendizagem da linha 3), observando como eles se conectam e interferem uns nos outros quando reunidos em um curso. A linha compromete-se ainda com um projeto maior: refletir sobre a construção de um futuro coletivo e a formação dos estudantes para o enfrentamento dos problemas contemporâneos, entre os quais destaca-se um forte interesse pelas mudanças climáticas.
Palavras chave: interdisciplinaridade, integração, complexidade, diversidade, transformação, futuro.
Estudantes de graduação e pós-graduação:
- Taynara Nasser / Bolsista Fapesp – Doutorado (PIEC / USP)
- Jonathan Janjacomo (PIEC / USP)
- Enrico Chiosini – Mestrado (PIEC/USP)
- Gilberto Paiva – Doutorado (PIEC/USP)
- Miriel Silva (PIEC / USP)
- Leandro Cabral / Bolsista Fapesp – Iniciação Científica (IFSP )
- Kerolayne Cori (IF/USP)